Luciano Dávila recebe título de cidadão

11/12/2017

Um dos grandes nomes responsáveis pelo desenvolvimento de Itaquaquecetuba, o presidente da Associação Comercial e Industrial de Itaquaquecetuba (Acidi), José Luciano Júlio Dávila recebeu o Título de Cidadão Itaquaquecetubense, na terça-feira (12 de dezembro), na Câmara Municipal. A homenagem, que será entregue em cerimônia no plenário da Câmara, foi outorgada em 2008 pelo então vereador Elias Rossi.

Nascido em Córdoba, na Argentina, no ano de 1963, Luciano Dávila, atualmente com 54 anos e naturalizado brasileiro, veio para Itaquaquecetuba no ano de 1969, acompanhando por seu pai, Júlio Dávila Carpinteiro, e sua mãe, Dadilia Marquina Formigo de Dávila. “Escolhi o Brasil como minha pátria e Itaquaquecetuba como minha terra natal”, afirma o presidente da Acidi.

Luciano ressalta sua gratidão pela homenagem concedida pelo Poder Legislativo e agradece aos parlamentares de Itaquaquecetuba. “Fico feliz pelo reconhecimento, pois é um sinal de que alguém está vendo o que estou fazendo. Sou muito grato ao Elias Rossi e aos vereadores da época, que me concederam este título”, conta o presidente da Acidi, que é casado com Maria Dávila e tem três filhos: Júlio Gustavo Dávila, de 27 anos, Fernanda Cato, de 24, e Camila Cato, de 26 anos. 

A família de Luciano possui uma importância enorme para o município. Afinal, seu pai e seu tio, Servando Fernandes Dávila, foram os fundadores da Acidi, no ano de 1978. Durante sua trajetória até assumir a presidência da associação, Luciano sempre esteve inserido no segmento do comércio. “Durante toda a minha vida, me dediquei ao comércio. Comecei como balconista, fui gerente e representante comercial de lojas de calçados. Tive três lojas do ramo, nos bairros Manoel Feio e Jardim Odete”, conta Luciano, que é formado em Gestão Pública.

Além de participação da fundação da Acidi, a família de Luciano é proprietária do Motel Playboy, o primeiro motel do Brasil, inaugurado em 1970. No início, devido à repressão da ditadura militar, o motel funcionava nas dependências de um clube de campo. “Era a única maneira da polícia não intervir, pois as pessoas se associavam ao clube e tinham o direito de permanência no motel. O fato de ser o primeiro do Brasil é uma honra para Itaquaquecetuba e muita gente não sabe disso”, diz Luciano.

A trajetória de Luciano Dávila na Acidi teve início no ano 2000, quando assumiu o cargo de diretor de Comércio na gestão do presidente Aristides Jacob Álvares. Na segunda gestão de Aristides, Luciano foi eleito vice-presidente e assumiu a Acidi em 2005, devido ao falecimento do então presidente. Após cumprir os três anos de mandato, foi reeleito por três quadriênios e iniciará mais um mandato no dia 20 de janeiro de 2018.

“O comércio em Itaquaquecetuba cresceu muito nos últimos dez anos. Tanto no Centro, como nos bairros. Além disso, a chegada do Itaquá Garden Shopping elevou o patamar comercial do município. Mas o comércio nos bairros também cresceu muito, contribuindo para a expansão em toda a cidade. A Acidi sempre focou em ajudar os pequenos comerciantes, trazendo ferramentas que contribuem com o crescimento dos mesmos. Consultas, espaços de locação, palestras, parcerias, ou seja, diversos benefícios para os comerciantes”, diz Luciano.

O presidente da Acidi também destaca outras vantagens oferecidas para o comércio de Itaquá. “Contamos com departamentos de várias entidades, como o Sindicato do Comércio Varejista de Mogi das Cruzes e Região (Sincomércio), que possui a certificação digital e a junta comercial, além de outros serviços. Também temos na Acidi um posto de atendimento avançado do Sicredi, a maior cooperativa financeira do Brasil. Além disso, oferecemos tributação fiscal, o cartão de vantagens e descontos Acidicard e realizamos campanhas no comércio da cidade em datas comemorativas, como o Natal, Dia das Mães, Dia dos Pais e Dia das Crianças”.

Às vésperas de mais um ano eleitoral, Luciano descarta a possibilidade de se candidatar. Segundo o presidente da Acidi, o foco é seguir contribuindo com o crescimento de Itaquaquecetuba. “Não digo que estou sem pretensões políticas, mas no momento estou mais focado nos trabalhos da Acidi e em colaborar com o desenvolvimento da cidade”, completa.


Voltar

Rua Carlos Barbosa da Silva, 51 | Centro
Itaquaquecetuba | 08570-140 | SP
contato@capepress.com.br

© 2018 Copyright - Todos os direitos reservados